Página principal Módulo 1 Módulo 2 Módulo 3 Módulo 4

 O reconto

 Actividade 1

Proponho-te que recontes um conto da tua infância.

 Actividade 2

Está na hora das invenções, da criatividade. Repara neste texto :

O coelho e a Hiena

Uma Hiena passeava tranquilamente pela floresta, quando avistou na sua toca um coelho branco que digitava furiosamente em seu notebook. Curiosa, aproximou-se e, à entrada da toca, indagou:

- O que escreves com tanto afinco, Coelho Branco?

O coelho, visivelmente contrariado por ter que interromper o seu trabalho, respondeu à hiena, assumindo ares de professor:

- Estou a dar os retoques finais na minha "tese" da Prova de Aptidão Profissional, cujo tema é "como o coelho devora a hiena".

A hiena pôs-se a rir sem parar e, entre uma risada e outra, retrucou com ar desdenhoso:

- Mas, ó imbecil! Não sabes que, historicamente, sempre foram as hienas que devoraram animais pequenos e indefesos como os coelhos? A tua tese é completamente inválida e terás que refazer todos os teus estudos do zero!

O coelho não se deu por vencido. Levantou-se da cadeira e gentilmente convidou a hiena a entrar na toca, para lhe mostrar os argumentos que tinha a seu favor.

Quais seriam esses argumentos? Continua o texto.

 


Agora continua a ler a história.

O coelho e o tigre

No dia seguinte está a passar pelo mesmo lugar um feroz tigre, cuja fama corria toda a floresta. Intrigou-o ver aquele coelhinho que digitava furiosamente como se a sua vida dependesse da conclusão da tarefa. Ele então fez ao coelho a mesma pergunta que fizera a hiena, recebendo uma resposta semelhante:

- Estou a dar os retoques finais em minha tese, cujo tema é "como o coelho devora o tigre".

- Ó coelhinho estúpido! Não estás cansado de saber que nós, os tigres, somos os devoradores de coelhos e não o contrário? Trata logo de escrever isto que te digo ou verás o que te acontece, petulante!

- Calma, calma senhor Tigre! Por favor entre na minha toca para que eu lhe mostre os argumentos que provam, sem sombra de dúvida a correcção das minhas afirmações.

E o tigre, assim como fizera a hiena, entrou na toca do coelho.

O coelho e o lobo

Para poupar tempo, diremos que no terceiro dia passava em frente à toca do coelho um lobo e que ocorreu o mesmo que ocorrera com a hiena e o tigre, com a diferença de que o tema da tese era "como o coelho devora o lobo".

Final da história

No quarto dia estava ainda o coelhinho a digitar furiosamente no notebook.

Parou, mandou imprimir uma cópia do texto e aguardou ansiosamente, corrigindo cada folha à medida que a impressora as imprimia. No final, juntou tudo e dirigiu-se ao interior da toca, onde um enorme leão palitava os dentes, tendo a seus pés as ossadas de uma hiena, um tigre e um lobo.

- Podes corrigir a minha tese?

O leão começou a ler o texto, enquanto o coelho esperava, nervoso.

Moral da história: Dependendo de quem seja o seu orientador, o título da tese é o que menos importa.

(adaptado do site)

Actividade 3

Agora é a tua vez de criares o teu pastiche a partir de uma das fábulas de La Fontaine. Torna os bichos dessas fábulas o mais tecnológicos possíveis.

Aqui está a lista de algumas fábulas deste escritor francês:

 

A águia e o caracol O burro e o cão A aranha de a andorinha
O gato e o rato O Gato e a raposa O cavalo e o burro
A cigarra e a formiga O porco a cabra e a ovelha O galo e a raposa
O corvo e a raposa O sapo e o rato A lebre e a tartaruga
A lebre e a perdiz O leão e o rato O lobo e o cão
O lobo e a raposa a raposa e a cegonha O macaco e o gato